“Mas afinal, o que é Comunicação Pública?”


As pesquisas realizadas em comunicação, atualmente, encontram-se em fase aquecida, sendo encontradas novas formas para sua aplicação no campo privado, público e de terceiro setor. Dentre as pesquisas feitas na área, um dos temas relevantes do momento é sobre comunicação pública, que viabiliza diversas formas de aplicação pela sociedade, para assim, poder expressar sua opinião e propor discussões de interesse coletivo com os três setores organizacionais em assuntos de interesse público. Um dos objetivos, é a busca dos cidadãos pela participação direta em políticas governamentais e o exercício de seus direitos.

Há alguns anos esse tema começou a ser estudado como uma comunicação mais abrangente, pois agrupa vários setores da sociedade. No Brasil, os estudos sobre a comunicação pública começaram há pouco mais de 10 anos, justamente pela falta de abordagem do assunto, confirmada pela pesquisadora Mariângela Haswani: “No Brasil não se discute Comunicação Pública. E, com algumas poucas exceções, nós não a vemos aqui”.

Ao contrário do Brasil, a pesquisa e aplicação da comunicação pública em outros países são feitas desde 1980. É o caso do pesquisador francês Pierre Zémor, que publicou em 1995 o livro “La Communication Publique” que traz os conceitos e principais funções da comunicação pública, que serve de parâmetro para outros estudos no mundo. Parte do trabalho de Zémor foi publicado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública da Universidade Federal do Espírito Santo, que destacou a área em estudo como “situada no espaço público” e que “trabalha com informações de domínio público”, além de ter a “obrigação de comunicar e difundir informações”:

    Funções
  1. Informar; 
  2. Ouvir (demandas, expectativas, debates); 
  3. Contribuir para assegurar a relação social;
  4. Acompanhar mudanças.
Para Zémor, a CP deve ser feita pelas instituições públicas (governo).

Espera-se que sua prática contribua para alimentar o conhecimento cívico, facilitar a ação pública e garantir o debate público.

Cinco categorias da CP:
  • Obrigação de levar informação a seus públicos (comunicar e difundir informações); 
  • Atender às necessidades do cidadão; 
  • Apresentar e promover serviços; 
  • Tornar as instituições conhecidas; 
  • Desenvolver campanhas de informação e ações de comunicação de interesse geral.

Além disso, a Comunicação Pública também agrega o debate sobre as políticas públicas.

Pensar a Comunicação Pública como uma relação entre o serviço público e o cidadão.                                                                                                                                

As informações publicadas pelo grupo, foram retiradas a partir da versão traduzida e resumida do livro de Pierre Zémor feita por Elizabeth Brandão. A versão completa do texto está neste link: http://comunicacaopublicaufes.files.wordpress.com/2011/12/comunicacaopublica-pierrezemor-traducao.pdf


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