Livro: “La Communication Publique”


Semana passada, ao comentar sobre as pesquisas em comunicação, foi citado Pierre Zémor como o principal pesquisador sobre comunicação pública, sendo referência em vários países do mundo.

Desde a publicação do livro “La Communication Publique”, lançado primeiramente em 1995 em Paris, a pesquisa de Zémor traz contribuições importantes para o estudo e ampliação da comunicação pública a partir dos conceitos por ele definidos. Ao longo dos capítulos percebe-se a veemência do autor ao afirmar, por meio de termos, os elementos que constituem a comunicação pública, como o “interesse público”, a “informação”, a “cidadania”, os “direitos” e o “diálogo”. Esses estão constantemente interligados e, são parte essencial para o relacionamento entre órgãos governamentais e seus públicos.

Para estudantes e profissionais de comunicação, trata-se de um livro essencial para a compreensão das concepções teóricas e o para fomentar discussões.


Autor: Pierre Zémor
Edição / Ano: 4ª Ed / 2008
Idioma: Francês
Editora: PUF


Comentários

  1. Olá, Amanda! Achei seu blog por acaso, e tem uma discussão interessante. Estou estudando sobre isso, mas os conceitos ainda não estão claros para mim.
    Comunicação pública, tv pública, tv estatal, tv educativa...todos estão interligados? Há diferenças entre eles?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

“Mídia Cidadã e Movimentos Sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva”

Livro: “Comunicação Pública – Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público”

“Financiamento para a comunicação pública: possibilidades para a cidadania”