“Comunicação Pública e Advocacy: do discurso a participação”


Um termo não muito conhecido ao se tratar da comunicação pública, mas que possui grande significação quanto a sua aplicação: o advocacy. Dentro da comunicação governamental, este termo é constantemente utilizado para se referir as estratégias de fortalecimento da comunicação pública, de forma aproximar gestores públicos e a sociedade civil aos assuntos de interesse público e social.

O advocacy utilizado como um instrumento poderá ajudar no aprofundamento de debates, na adoção de políticas e consolidação de direitos, como por exemplo, o direito a comunicação. Existem algumas ações adotadas por organizações públicas como uma nova prática e indício de mudanças:


  • Reconhecimento e retorno: gestores governamentais devem reconhecer erros e motivações da sociedade no espaço midiático, sendo o poder público aberto aos públicos e com relacionamentos pautados na transparência e accountability

  • Planejamento e gestão: definição de prioridades, objetivos e metas norteadoras do plano de ação à comunicação pública, comunicação direta com a sociedade e o comprometimento pelo poder público, assegurado pela transparência institucional.

  • Mobilização e participação: construção de agenda cidadã como garantia da articulação de políticas com participação da sociedade.

  • Informação e interesse público: a comunicação com ênfase nos serviços públicos com assuntos de relevância social (saúde, educação, trabalho, entre outros).

O propósito da advocacy é fomentar a participação e mobilização social. Por isso, é voltada a comunicação de interesse público, nos princípios de informação e transparência, onde o cidadão poderá intervir, emitir sua opinião e participar da construção do espaço democrático.

Com informações do Observatório da Imprensa.

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