“Mídia Cidadã e Movimentos Sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva”


Estão abertas as inscrições para a X Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e a V Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã, que será realizada entre os dias 22 a 24 de abril de 2015, na UNESP em Bauru, São Paulo. O tema deste ano é "Mídia Cidadã e Movimentos Sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva".

Iniciada em 2005, a Conferência Brasileira de Mídia Cidadã teve como ponto de partida o estudo sobre o direito à comunicação obstruída por fatores políticos, econômicos e sociais. Estes ocasionavam na dificuldade ao acesso à informação pelas diferentes mídias, que por vezes utilizam dos atributos de desinformação e distorção para selar seu papel informativo a sociedade. Com o agravo da exclusão social gerada pela dificuldade de acesso aos meios de comunicação e a criação de conteúdo pelos grupos sociais, tornou-se importante a compreensão cidadã de não somente ter acesso aos meios de comunicação e informação, mas também dos processos comunicacionais na qual os grupos são agentes da participação.




Os interessados no envio de artigos científicos, relatos de experiência, vídeos ou produtos devem se inscrever até 12 de abril de 2015. A taxa de inscrição está entre R$25,00 a R$55,00 (de acordo com prazos e categorias de participação). O prazo para a submissão de trabalhos aos Grupos de Pesquisa (GPs), Feira de Mídia Cidadã ou para a Mostra de Vídeo terminam em 31 de março.

A X Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e V Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã são promovidas pela Rede Brasileira de Mídia Cidadã, com parceria da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Para mais informações sobre a inscrição, clique aqui.

Para outras informações, como critérios de envio e normas de trabalho, acesse os sites: SOCICOM e Rede FOLKCOM



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: “La Communication Publique”

Livro: “Comunicação Pública – Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público”